Diário Offshore Tecnopeg nº 4 - Conheça o Projeto Peregrino/STATOIL
Boa Noite Amigos do Tecnopeg,
Faz tempo que venho comentando com vocês sobre minhas experiências de embarque, e de como é trabalhar embarcado. Então hoje, quero compartilhar com vocês um pouco de como é o Projeto Peregrino, no qual estou inserido desde o dia 31/03. Desta forma, é bom também para vocês entenderem e se ambientarem com um Projeto de Exploração e Produção de Petróleo.
O Campo de Peregrino está localizado a 85 km da costa de Macaé e tem lamina d'água aproximada de 100-120 metros (distância da superfície da aguá até o leito marinho), nos blocos BMC-7 e BMC-47. A localização vocês podem ver melhor, clicando AQUI.
A primeira fase do desenvolvimento inclui duas plataformas fixas e um navio flutuante com unidades de produção, estocagem e descarregamento (FPSO). (conforme imagem acima).O campo foi descoberto em 1994. A Statoil (então chamada Norsk Hydro) adquiriu 50% da descoberta do campo em 2005, e a Statoil adquiriu os restantes 50% do campo e o título de operadora em 2008.
O Campo de Peregrino é considerado um campo gigante com reservadas provadas de 300-600 Milhões, com estimativa de produção de aproximadamente 100 mil b/dia.Os investimentos estão na casa de US$ 2,5 bilhões.
O Projeto de Produção de Peregrino prevê inicialmente, 37 poços, sendo 30 de produção de óleo e 7 para injeção de água (a água que for extraida com o óleo será reinjetada para ajudar na elevação do óleo). Os tipos de poços serão horizontais.
As Instalações das 2 plataformas, A e B, foram realizadas pelo Navio de Carga Pesada, Hermod.(foto à direita).O FPSO ainda não chegou à locação, ele está em fase de construção pela Maersk no Estaleiro Keppel, em Cingapura.
Já os Pipelines (Dutos) foram Fabricados e Instalados pela Subsea 7, inclusive quando eu comecei a embarcar, eles estavam terminando de fazer a instalação do mesmo pelo Seven Ocean (foto à esquerda).
O Seven Ocean, é um dos mais famosos Navios de Lançamento de Dutos e Instalação de Equipamentos Submarinos do Mundo. Para aqueles que gostam de informações mais técnicas, a Subsea 7 disponibiliza em seu site um paper falando sobre o mesmo, como vocês podem ver AQUI.
A Atual fase de Peregrino é o que eles chamam de Hook-Up e Completação. Hook-up é um termo Técnico usado que siginifca Finalização, Ligação, ou melhor Montagem Final da Plataforma. Ou seja, os Módulos já foram construídos, Montados, e colocados na Jacketa. O que está sendo feito agora é justamente terminar de ligar as tubulações, reparar algum erro de projeto, Soldagem de Tubos, Ligação de Cabos Elétricos, Hidráulicos e etc. É justamente essa parte que a UTC está responsável, é dela toda mão-de-obra referente a isso. No qual se reporta diretamente ao Construction Manager, o Gerente Responsável pela Construção da mesma.
Paralelamente aos Serviços da UTC, de Construção e Montagem finais da Plataforma está sendo realizado o Comissionamento das Plataformas, que nada mais é do que começar a preparar a plataforma para entrar em operação, verificar se está as linhas de produção estão instaladas corretamente, paineis elétricos, tubulações, e etc. Este trabalho está sendo feito por empresas estrangeiras terceirizadas pela Statoil.
Além dessas duas disciplinas, outra disciplina nesta atual fase é a do Completion Manager. Que é o Gerente de Completação. Ou seja, já está se instalando os equipamentos para a preparação do poço.
EMPRESAS E PESSOAL ENVOLVIDO NO PROJETO
Umas dos aspectos mais impressionantes e maravilhosos em projetos offshore, é a grande variedade e diversidade de culturas, pessoas e empresas. Você vê desde Filipinos à Dinamarqueses e Empresas de Alimentação à Especialistas em Turbinas Elétricas. É uma grande experiência multi-cultural que enriquece todos que passam por isso.
O Projeto Peregrino movimenta hoje aproximadamente 400 pessoas diretamente.Levando-se em consideração que no regime offshore trabalha-se back to back, ou seja, cada pessoa que hoje está embarcada existe um back para ela, esse número sobe para 800. Contando as 2 plataformas. Sem contar as milhares de pessoas são envolvidas indiretamente no projeto, que não embarcam, ou embarcam esporadicamente.
Só para efeito de amostra, pegarei como base a Plataforma B, no qual fiquei instalado este último embarque. Só na Plataforma B, esta quinzena, tinha um contingente de 306 pessoas trabalhando, divididas em 9 nacionalidades diferentes e 23 empresas. Incrivel né? Viram como num Projeto Offshore movimenta-se tanta gente? Isso mostra que o número de empresas envolvidas e que atuam nesse setor são cada vez maior, são empresas que atuam somente para o setor, como também empresas que atuam em diversos setores mas também fornecem para o mercado de petróleo e gás.
Em relação às funções, na atual fase do projeto predomina-se as funções de nível básico, são elas:
Soldadores, Montadores de Andaime, Eletricistas, Mecanicos, Roustaboud, (Auxiliar de Plataforma) Riggers, Caldereiro, Pintores. Depois funções que exigem uma formação mais técnica, como Taifeiros, Plataformistas, Técnicos de Planejamento, Encarregados (Mecanica, Tubulação, Eletrica), Torrista, Assistente de Torrista, Marinheiro de Convês, Técnico de Segurança, Oficial de Segurança, Rádio Operador, HLO, Recepcionista e com um número menor, os Engenheiros de Campo. Só para dizer algumas das funções existes na plataforma.
Só para efeito de curiosidade, as 9 nacionalidades presentes na plataforma são: Brasileira, Norueguesa, Americana, Finlandesa, Dinamarquesa, Filipina, Polonesa, Canadense e Britânica.
Já as empresas presentes, prefiro não colocar aqui, por motivos de segurança, não sei se pode acarretar algum problema futuro, mas caso queiram, só me solicitar por e-mail que eu disponibilizo a lista. Mas para ajudar àqueles que estão procurando oportunidade para trabalhar embarcado, as empresas que vão atuar mais diretamente na operação e perfuração no Projeto Peregrino serão a Wood Group e Seawell, respectivamente. São elas que estarão atuando diretamente na atividade que acredito ser o grande interesse dos leitores, que é com a Perfuração e Produção do Petróleo.
Outro setor que também pode ser de interesse de vocês, é a de Hotelaria Offshore e Navegação, que é preenchido pela Puras no caso de Hotelaria e OSM do Brasil no caso da Navegação, ambas grandes empresas em seus setores.
REGIME DE TRABALHO
Como já falei aqui no TECNOPEG, em outros "Diários Offshore" , a jornada de trabalho é de 12 horas diárias, dividido em 2 turnos, DayShift (Turno do Dia) e Nightshift (Turno da Noite). Esse regime é para todas as empresas. Já o tempo de permanência embarcado, depende de empresa para empresa. No caso da UTC, o regime é 14x14. Já para outras, geralmente estrangeiras geralmente é de 28 dias, ou 4 semanas. Podendo chegar a 6 semanas x 2 semanas (se nao me engano) no caso dos Marítimos (tripulantes do Flotel) e até 6 meses x 2 meses, no caso dos Filipinos (que são os marinheiros). Como vocês podem ver, tem que gostar muito de ficar embarcado nesse último caso rs.
FUTURO DE PEREGRINO
Até pouco menos de 1 mês atrás a Statoil era dona exclusiva e operadora do Campo de Peregrino, mas a mesma vendeu 40% de parte do campo para o grupo chinês Sinochem, como vocês podem ver nesta reportagem. Ainda está bem recente para dizer o que isso pode causar para o Projeto, na plataforma isso ainda não mudou em nada o andamento do mesmo. Este acordo não afeta em nada o interesse da Statoil no desenvolvimento do Campo, que é a grande aposta da empresa no Brasil, no qual está apostando todas as fichas.
O Campo de Peregrino tem previsão de extrair o primeiro óleo no final de 2010, começo de 2011 a continuar até 2040, ou seja, 30 anos de Produção pela frente, 30 anos de empregos sendo criados.
CONCLUSÃO
Para concluir prezados amigos do TECNOPEG, uma breve análise sobre Projetos Offshore, com alguns destaques.
1º É uma indústria extremamente Globalizada.
Num Projeto Offshore, você lida com empresas e pessoas do mundo inteiro, com trabalhos sendo realizados no mundo inteiro. Você pode ter partes da plataforma sendo construida em Cingapura e Montadas no Brasil e vice-versa. Desta forma, é extremamente importante o conhecimento da língua universal nestas ocasiões, que é o inglês. Mesmo para aquelas funções que não exige-se fluência no idioma, é importante desenvolver para futuras oportunidades de crescimento. Além do conhecimento da língua inglesa, é importantantíssimo desenvolver habilidades interpessoais e emocionais, pois você vai lidar com pessoas de culturas diferentes, que muitas vezes tem uma forma de trabalhar totalmente diferente da sua, vai trabalhar longe da familia e dos amigos, vai muitas vezes ter que trabalhar durante muitas horas seguidas sob pressão, e o pior de tudo, terá que aguentar isso 14 dias ou mais sem poder ir pra lugar algum. Essa talvez seja umas das habilidades mais importantes para quem deseja trabalhar embarcado: adaptabilidade e resiliência.
2º Valoriza-se bastante a Formação Técnica
Na indústria Offshore, as funções que mais tem oportunidades são as de nível técnico, mais do que Engenharia e Funções Administrativas.
3º Um Projeto Offshore não consiste somente da Perfuração e Produção de Petróleo
O Ciclo de Vida Completo de um Projeto Offshore, desde os Estudos Exploratórios até o Descomissionamento da Plataforma e Abandono do Poço, pode durar em média 40-50 anos. Vide o exemplo de Peregrino: Foi descoberto em 1994, ou seja, já deviam estar estudando e pesquisando a uns 3 anos, digamos que desde 1991. Vai começar a produzir só em 2011, e vai produzir até 2040. Notaram quanto tempo dura um projeto do tipo, e como demora desda descoberta até a extração do primeiro óleo? Isso mostra que um projeto offshore não consiste só da Perfuração e Produção, essa é apenas uma etapa do mesmo, existe toda uma indústria por trás do restante do tempo, fornecendo para que o projeto ande, como por exemplo a indústria de construção e montagem industrial.
4º Existem oportunidades para todo tipo de profissão.
Pegando como base o tópido nº 3, vocês viram que o projeto offshore engloba diversas fases, e em cada fase diversas tipos de empresas, fornecedores e mão-de-obra específicos. Com isso, oportunidades são o que não faltam nessa indústria. Como ponto de partida, vocês podem ver o Guia de Negócios, que postei aqui a umas semanas atrás . Neste Catálogo, as empresas que atuam na industria estão dividias pelo setor que atuam, Cias de Petróleo, Produtos, Serviços e etc.
Espero que esse artigo possa ter esclarecido um pouco sobre o Projeto Peregrino e como é o Panorama de um Projeto Offshore. Caso tenham mais dúvidas, terei maior prazer em respondê-los por e-mail.
Para mais informações sobre o Projeto Peregrino segue abaixo um vídeo ilustrativo que também está no site da Statoil, e os rescpetivos links que serviram também como fonte para o artigo.
Informações sobre o Projeto Peregrino no site da Statoil:
Reportagem que saiu na TN Petróleo nº 58 sobre o Campo de Peregrino:
Visite também: PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. http://www.petroleovagas.blogspot.com/
PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo http://www.petroleonet.ning.com/
"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)
2 comentários:
Excelente post.
Não há mais nada a ser dito.
Parabens, Victor.
Rhamany Santana
Ótimo post, muito esclarecedor.
Um abraço
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