[Fechar]

banner

terça-feira, 24 de junho de 2008

Estudos indicam petróleo em Mato Grosso



Fonte: Tnpetróleo.com.br

Os estudos ainda são incipientes, mas a possível existência de "manchas petrolíferas" e gás natural em solo mato-grossense, já começa a despertar a curiosidade dos técnicos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão responsável pela regulação de projetos na área de prospecção de petróleo e gás natural no Brasil.

No foco das pesquisas estão a região do Parecis e até mesmo, o Pantanal. É a primeira vez que o assunto surge diante da opinião pública e poderá transformar a realidade estadual.

Tanto que já se encontram em pleno andamento estudos voltados para a descoberta de possíveis reservas encravadas nos chapadões ou mesmo na floresta amazônica, a exemplo do que já acontece com os estados do Acre e Amazonas.

Na Bacia do Parecis, no noroeste de Mato Grosso, por exemplo, nas amostras recolhidas foram encontradas moléculas de hidrocarbonetos, que revelam a possibilidade de petróleo. No entanto, estes estudos ainda estão recentes.

Há quem diga ainda que até mesmo o Pantanal mato-grossense abriga o chorume negro ou gás em seu subsolo. Na pior das hipóteses, os técnicos apostam na existência de hidrocarbonetos, um indicador de gás natural e que dá sinais da riqueza do subsolo mato-grossense.

A ANP diz que há 7,5 milhões de quilômetros quadrados (km²) de bacia sedimentares a serem exploradas no Brasil. Cerca de 93% da área ainda está por explorar.

Para se ter uma idéia, no ano passado, o país fez apenas 103 furos em seu território para estudos de petróleo, enquanto - em um comparativo - no Sul dos Estados Unidos, no mesmo período, foram feitos 2,75 mil furos.

1 comentários:

lcflamínio 28 de setembro de 2009 às 09:59  

Seria ótimo para o desenvolvimento da região, podendo até aumentar a fiscalização na reserva.

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.