Capítulo de Estudantes - Qual é a sua motivação?
Mais uma semana se passou e estamos por aqui mais uma vez! Hoje vamos falar um pouco sobre projetos estudantis, as famosas iniciações científicas pelas quais muitos de nós já devemos ter passado. A ideia do post de hoje veio da visita ao XI ENGEP (www.engep2011.com), organizado pelo Capítulo da UENF e que está sendo um grade sucesso! Ontem, dia 24, foi o dia de apresentações dos trabalhos científicos inscritos e selecionados.
Qual é a sua motivação?
Muitos de nós nos perguntamos muitas vezes que carreira gostaríamos de escolher e essa tarefa não foi uma das mais fáceis. Muitas opões e dúvidas surgiram, mas, para aqueles que acreditam ter feito a escolha certa, as decisões não param por aí, nenhuma carreira é absoluta em sua função e muitas, mas muitas opções aparecerão. É nesse momento que vamos responder "Qual é a minha motivação?". Na indústria de petróleo, podemos optar por perfuração, reservatórios, completação... e cada qual com suas ramificações. Se por si só você não se sinta capaz de responder, talvez um projeto de pesquisa possa te ajudar.
Vale a pena?
Um projeto em si não é uma tarefa fácil: demanda tempo, dedicação e disciplina. Por ser um tarefa extra-classe, precisa ser conciliada com as diversas aulas e provas, mas esse esforço todo vale a pena? Como dissemos, ele pode te orientar na escolha de que área seguir, e, com igual ou maior importância, te inserirá o calendário científico de diversos eventos, ajudará a conhecer profissionais qualificados dentro das diversas empresas, trará experiência profissional, além da capacidade de observar resultados e dados e propor soluções e conclusões interessantes. Seu desempenho no desenvolvimento desse trabalho será seu cartão de visitas onde estiver.
E como começar?
Toda instituição de ensino tem professores interessados em desenvolver as habilidades dos bons alunos, e talvez um bom início seja esse: dedique-se às aulas e destaque-se por seu interesse. Um aluno nota 8 pode ser mais qualificado para um determinado projeto que um nota 10, basta mostrar-se disposto e interessado por construir um trabalho bem delineado. O próximo passo seria conversar com o professor responsável pela disciplina ou laboratório de seu interessa e seguir em frente! Cada nível de especialização demanda um grau de detalhamento, então ninguém esperará de um alunos de graduação um projeto a nível de mestrado ou doutorado.
Parabéns a todos os alunos que estiveram ontem no ENGEP apresentando seus trabalhos! Não se esqueçam de usar suas experiências como motivação para seus colegas!
Pessoal, nos dias 30 e 31 de agosto, o Capítulo SPE/UFRJ realizará uma campanha de doação de sangue para o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, UFRJ. O evento é em conjunto com a COPPE Qualidade. Todos estão convidados! Será na Brigada de Incêndio, fundos no bloco D, centro de tecnologia, Cidade Universitária.
Qualquer dúvida, entrem em contato! capitulo@poli.ufrj.br
Facebook: Capítulo Ufrj Spe
Twitter: capitulo_ufrj
Um abraço! Foi um prazer!
Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!
Visite também:
PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com
PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas
"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)
0 comentários:
Postar um comentário