[Fechar]

banner

segunda-feira, 1 de junho de 2009

IMPORTANTE! Tecnólogos valorizados no exterior!

Parece que o preconceito em relação ao cursos superiores em tecnologia é algo aqui do Brasil. Hoje recebi um e-mail do amigo Tecnólogo Marcelo Frade (petroltech@yahoo.com.br), me mostrando esse site muito interessante no qual uma instituição americana oferece bolsas de estudos para Tecnólogos na mais diversas áreas, inclusive para nós Tecnólogos da área de Engenharia. Veja a matéria abaixo: 


Para ver a matéria no site, clique AQUI

Tecnólogos - Community Colleges Program

Inscrições encerradas. Nova chamada no 2º semestre de 2009.

 O que é o programa?

Este programa, em seu terceiro ano, oferece bolsa de estudo nos EUA, de um ou dois anos,  aos alunos matriculados em cursos superiores de tecnologia presenciais (com duração de dois ou três anos acadêmicos), em instituições reconhecidas pelo MEC. O Programa de Bolsa de Estudos nos EUA para Tecnólogos faz parte de uma iniciativa inédita do governo dos EUA, com o objetivo de fortalecer a formação e a carreira de tecnólogos em alguns países selecionados, dentre os quais o Brasil. A modalidade oferece um programa de estudos em instituição norte-americana de ensino superior voltada para a formação de tecnólogos, os Community Colleges. Para mais informações, consulte os sites www.ccid.cc; www.aacc.nche.edu e www.communitycollegeUSA.com. Ao término do programa, o bolsista deverá, obrigatoriamente, retornar ao Brasil e à instituição de origem para dar seguimento ao curso, se possível, com aproveitamento de créditos.

O programa oferecerá bolsas para até 50 brasileiros a partir de junho/julho de 2009 nas áreas de Administração e Gerenciamento de negócios; Turismo e Hotelaria; Comunicação; Tecnologia da informação; e Tecnologias na Área de Engenharia.

De modo a garantir representatividade nacional no programa, as bolsas serão distribuídas de acordo com a região da instituição onde o bolsista está matriculado.

Região Norte -  6 bolsas
Região Nordeste - 11 bolsas
Região Centro-Oeste - 6 bolsas
Região Sudeste - 16 bolsas
Região Sul - 11 bolsas
 Quem pode se candidatar?          

Os interessados em se candidatar ao programa deverão atender os seguintes requisitos:

Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
Estar matriculado em curso superior de tecnologia, na modalidade presencial, de uma instituição reconhecida pelo MEC em uma das seguintes áreas: Administração e Gerenciamento de Negócios; Turismo e Hotelaria; Comunicação; Tecnologia da informação; e Tecnologias na área de engenharia;
Concluir 25% a 50% do curso, até o final de 2008;
Ter nível de proficiência em inglês mínimo como estabelecido pela Comissão Fulbright.
 Todas as despesas serão cobertas pela bolsa, incluindo:

Curso de inglês com duração de até dois meses nos EUA, dependendo do nível de conhecimento prévio de inglês do bolsista;
Alojamento e alimentação durante o período dedicado ao estudo de inglês;
Taxas escolares no Community College selecionado;
Auxílio mensal para cobrir as despesas de estadia durante o programa;
Obtenção de Certificate ou Associate Degree, para os bolsistas com um ano ou dois de estada nos EUA, respectivamente;
Transporte de ida e volta aos EUA; e
Seguro Saúde.

Como se candidatar? 

Antes de mais nada, o interessado deverá ler atentamente as Instruções para Candidatura Community College 2009/2010 disponível abaixo.

Em seguida, o interessado deverá criar uma conta no sistema de candidaturas online, inserindo seu nome e um e-mail válido para envio da senha de acesso no campo create your account.

De posse da senha, no campo Login, o interessado deverá digitar o e-mail válido e a senha recebida para acessar o sistema de candidaturas online.

Uma vez no sistema, o candidato deverá preencher, em inglês, os campos do formulário, e anexar os seguintes documentos digitalizados no formato jpg, com no máximo 1 MB cada arquivo:

Foto;
Certificado do teste de inglês – TELP, vide item 8.
Carteira de Identidade (frente e verso) ou Carteira Nacional de Habilitação (frente e verso) ou Passaporte de capa azul (páginas 2 e 3) ou de capa verde (páginas 1, 2 e 3);
Histórico escolar do curso de tecnólogo em andamento;
Histórico escolar do curso de ensino médio concluído;
Histórico escolar de outros cursos superiores de tecnólogo ou de bacharelado já concluídos ou em andamento, se for o caso; e
Application Certification Statement, datado e assinado.
COMO GERAR ARQUIVOS DIGITALIZADOS COM ATÉ 1 MB: para gerar arquivos digitalizados de tamanho inferior a 1 MB recomendamos que, à exceção da foto, que deve ser colorida, todos os outros documentos sejam digitalizados em preto e branco. Outro cuidado, para reduzir o tamanho do arquivo, é limitar a área de digitalização aos limites do documento, evitando digitalizar áreas desnecessárias e/ou em branco.

ATENÇÃO CANDIDATO: para preparar uma candidatura competitiva, é necessário o preenchimento cuidadoso e preciso dos campos. As respostas às quatro questões do essay são CRUCIAIS para a análise da sua candidatura. Assim, as respostas devem possuir os elementos que permitam avaliar os tópicos abordados nas questões. Invistam tempo na elaboração das respostas para que elas possam, de fato, contribuir para a análise precisa da candidatura.




2 comentários:

heraldo 1 de junho de 2009 às 13:03  

Isso a muito e visto lá fora tem site na internet de empresas de recursos humanos dedicadas a area de petróleo e gás que oferecem muitos empregos pra tecnologos em petróleo e gás eu mesmo estou participando de seleção para uma multinacional de autmação narea de petróleo e gás agora vc tem que confiar que com certeza nós chegaremos lá! Um Abraço!!

Unknown 2 de junho de 2009 às 10:31  

Boa Tarde Heraldo!
Que bom cara!
teria como nos disponibilizar esse site?!
Um abraço

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.