[Fechar]

banner

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Especial Acidente Campo de Frade: Acesse o EIA, RIMA e o PEI do Campo.

Boa Noite Amigos Tecnopeguianos!

Desculpem pela demora em me pronunciar a respeito do Acidente do Campo de Frade. Eu não queria publicar nada antes de saber exatamente o que aconteceu e ficar por dentro dos fatos. De fato, certeza absoluta ninguém tem ainda, porém sabe-se que foi um erro de cálculo da pressão do reservatório. 

Nas próximas linhas estarei compilando o que saiu na mídia sobre o acidente, e o mais importante, estarei divulgando em primeira mão o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o Relatório de Impacto Meio Ambiente (RIMA) e o Plano de Emergência Individual (PEI) do Campo de Frade. Creio que nesse momento é o que mais as pessoas precisam saber. Afinal, houve algum erro no Licenciamento Ambiental?

Confira a seguir esse especial!


CAUSAS DO ACIDENTE

Hoje eu vi um artigo escrito pelo Fernando Siqueira, presidente da AEPET, que melhor explicou o ocorrido no Campo de Frade. Segue abaixo fragmentos do mesmo:

No jornal Nacional do dia 18, o presidente da Chevron fez uma declaração vazia: "os engenheiros da Chevron subestimaram a pressão do reservatório". O que quer dizer isto? Nada. O que ele não disse, mas deveria, é que: mesmo já tendo alguns poços em produção, o que fornece a pressão no reservatório, os engenheiros erraram no dimensionamento da densidade da lama de perfuração quando chegaram à zona produtora do reservatório, após 60 dias de perfuração, eles perceberam um  kick de pressão (com perigo de perda de controle do poço),  em função, provável, de lama mais leve do que o necessário.

Depois erraram na injeção de lama mais pesada, com pressão acima do suportável pelo reservatório e fraturaram o seu reservatório. Afobados, começaram a injetar uma lama mais densa para controlar o poço. Só que, ao injetar essa lama eles o fizeram com pressão mais elevada do que o invólucro selador do reservatório suportava e, assim, causaram a fissura do mesmo. Portanto, uma sucessão de erros operacionais cometidos e não confessados. 

Segundo o Wall Street Journal, a plataforma que está perfurando é uma plataforma improvisada. Era obsoleta e funcionava como flotel  (hotel flutuante) no Mar do Norte; Foi "armengada" e foi alugada por U$ 315 mil por dia. Uma plataforma moderna e adequada para essa atividade custa cerca de U$ 700.000 por dia. No inicio, a Chevron tentou por a culpa na Petrobrás insinuando que o vazamento era do campo de Roncador. Foi preciso o Cenpes analisar o óleo para verificar o DNA do mesmo e identificá-lo como do campo de Frade, desmentindo os irresponsáveis. 



VÍDEOS SOBRE O VAZAMENTO


CONSEQUENCIAS PARA AS EMPRESAS ENVOLVIDAS

As reais consequencias para as empresas envolvidas ainda são uma incógnita. O fato é que já começaram a multar a Chevron em algumas centenas de milhões de reais. E inclusive, segundo reportagem que saiu hoje no Estadão, a ANP vai proibir as operações da Chevron no Brasil até apurar as causas do acidente. 

Outra empresa que também está na mira das punições é a Transocean. Segundo reportagem que saiu no R7  e também no Jornal Nacional de segunda-feira, o secretário de meio ambiente Minc, quer suspender as operações da Transocean no Brasil, pois ela já é reincidente em acidentes ambientais, como o ocorrido no Golfo do México. Porém, eu particularmente acho improvável isso acontecer, devido ao número de Plataformas que a empresa tem prestando serviços para a Petrobrás. Será que a Petrobras aceitaria perder aproximadamente 10 plataformas assim? Com certeza vai existir uma briga de interesses nessa história. Além disso, a Transocean é apenas a empresa que executa a perfuração. Toda programação e cálculos por trás da Perfuração é feita pela Operadora, Chevron, e pelas empresas de Serviços, como a de Lama, que foi o foco do problema. 

EIA - RIMA - PEI DO CAMPO DE FRADE

Como falei na introdução, mais importante que a notícia em si, é que eu gostaria de divulgar esses relatórios, que são de suma importância no contexto de hoje. São esses relatórios que previram se esse vazamento poderia ocorrer ou não, e as possiveis medidas de controle caso ocorresse o mesmo. 

Deixo claro que não estou burlando nenhuma norma ou lei, pois esses documentos estão com acesso público através do google através de uma simples busca com os termos: "EIA Campo de Frade" ou "RIMA Campo de Frade". O que eu farei agora é apenas direcioná-los para eles. 

Para aqueles que não sabem o que são o EIA, RIMA e PEI, trata-se de um conjunto de documentos que objetivam avaliar os impactos ambientais decorrentes da instalação de um empreendimento e estabelecer programas para monitoramento e mitigação desses impactos.

A seguir os links para os respectivos documentos:
Para complementar, o G1 também divulgou um quadro comparando o vazamento no Golfo do México com essse do Campo de Frade. Confira a seguir:



Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!

Visite também:
PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.