[Fechar]

banner

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Diário Offshore Tecnopeg nº 2 - Funções na Plataforma - Parte 3

Continuando a série sobre as Funções na Plataforma, eu acabei parando nas funções de Auxiliar Técnico e Técnico de Planejamento.  Nesta noite, estarei dando continuidade nas outras 2 funções que compõem a nossa equipe de Planejamento na plataforma, que é a do Engenheiro de Planejamento e o Gerente Offshore.  



ENGENHEIRO DE PLANEJAMENTO


Não existe uma formação para Engenheiro de Planejamento, como tem para Engenheiro de Produção, de Petróleo, Mecânico e etc. O Engenheiro de Planejamento é uma função muito importante, muito vista em obras e grandes projetos. Para ser um Engenheiro de Planejamento, o ideal é que seja um profissional que goste de lidar obviamente, com Planejamento e Controle de Projetos, com Controle dos Recursos, seja material e Pessoal, e que entenda do Negócio que está trabalhando, ou seja, que tenha ao mesmo tempo, uma visão técnica e generalista da atividade. 
O Profissional também deve saber tomar decisões rápidas, pois constantemente aparece situações nos quais é necessário colocar isso em prática, por isso, é essencial conhecer do negócio.

Lá na plataforma, o Engenheiro de Planejamento realiza justamente essas atividades. Ele que comparece às reuniões justamente com o Gerente Offshore, para mostrar o progresso da obra, ele que avalia juntamente com o cliente, necessidade de mais mão-de-obra ou de corte de mão-de-obra. Em conjunto com o Coordenador de Materiais, ele avalia equipamentos e materiais que estão faltando e chegando, solicita materiais caso precise e etc. Enfim, o Engenheiro de Planejamento é um dos grandes motores do Projeto, constantemente está em contato com o Cliente.

GERENTE OFFSHORE

O Gerente Offshore, ou Installation Lead, como é chamado na Plataforma, é um profissional bem experiente e com grande Know-How na área. Da mesma forma que o Engenheiro de Planejamento, tem que ser um Engenheiro mas que tenha grande experiência técnica e também de gestão, embora a parte de gestão não seja tão exigida quanto do Eng. de Planejamento. 
Na verdade, o Gerente Offshore faz mais um papel de Líder e Fiscal de toda obra. Apontando melhorias, problemas a serem resolvidos e atuando como mediador entre Plataforma e Base em caso de eventuais problemas que surjam. Por isso, tem que ter grande experiência e habilidade técnica para enxergar problemas a serem resolvidos e a habilidade em gestão para resolução de conflitos e problemas administrativos.

Prezados leitores, encerra-se neste post um panorama sobre as funções da área de Planejamento no qual faço parte. Espero que possam ter gostado e que tenha sido esclarecedor para vocês. 

DICA PARA QUEM QUER SEGUIR ESSA ÁREA

Já para aqueles que interessaram-se por essa carreira, recomendo que façam Engenharia de Produção, que é a que mais tem perfil para essa área (isso não impede que estudantes e formados de outras graduações também não possam tentar). É importante também que tenha-se conhecimentos em MS Project e Primavera Enterprise, softwares de Planejamento e Controle de Projetos. 

Nos próximos dias, falarei dessa vez da área de Produção, ou seja, aqueles que atuam diretamente na obra! Com o tempo que vou embarcando, vou poder falar melhor dessa área.

Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui! 


Visite também: PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com


PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo www.petroleonet.ning.com

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

5 comentários:

Anônimo,  14 de maio de 2010 às 10:35  

Prezado Vitor,
Gostei muito das suas postagens com detalhes sobre o trabalho e a vida a bordo em geral, sao super esclarecedoras quanto ao que uma pessoa pode esperar ao respeito de laborar numa dessas inatalacoes.

Mas queria lhe consultar qual seria na sua opiniao o melhor caminho para trabalhar no mundo OFFSHORE. Estudar pelo FUNCEFET para formar-me como tecnico em petroleo e gas,? ou tecnico em segurança do trabalho,? sou uma pessoa ja adulta com 50 anos, acredito muito cedo pra aposentar-me sindo que ainda seria muito util, trabelhei em atividades administrativas,de logistica supervisao e operacionais em diversas partes do planeta.
Gratissimo pela atencao e parabens pela publicacao,
POR FAVOR,CONTINUE.
Cordialmente,
Fernando

Rodrigo Pinheiro 17 de maio de 2010 às 16:00  

Meu caro Victor... Te pergunto:

Vc tá trabalhando com o Ricardo e com o Renato no projeto da Statoil?

Se for, vc tá na vaga q eu ia ficar, mas infelizmente não pude! hauahuahuah!!!

Q mundo absurdamente pequeno!!!
Abs!

Unknown 17 de maio de 2010 às 18:49  

Oi Fernando,
Primeiramente obrigado pelas palavras!
Acredito que pela sua experiencia, e visão integrada de diversas atividades, o melhor seria Segurança no Trabalho!

Unknown 17 de maio de 2010 às 18:51  

Fala Rodrigão!
Sério cara? kkkkk

Eles são Gerentes, o Ricardo Santos é Gerente de Planejamento se não me Engano e Renato Negri do Contrato! hehe

São eles mesmo!?
Tu ia ficar como Auxiliar Técnico?{
Conhece eles de onde?

Abraços

Fernando 18 de maio de 2010 às 23:16  

Caro Vitor,
Obrigado pelo conselho,
Na realidade sinto-me mais inclinado pelo curso de tecnico em P&G, aprender algo novo, ingressar na industria de maneira diferente, porque nao aproveitando a experiencia na nova atividade, carreira? pensare bem antes de começar.
Ficare atento aos seus interessantes artigos.
Grato,
f.

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.