[Fechar]

banner

terça-feira, 3 de março de 2009

Alpinismo Industrial

Devido a inúmeros e-mails que recebi perguntando sobre o curso de Alpinismo Industrial, resolvi dar umas pesquisada no assunto para expor aqui no blog, segue abaixo uma matéria publicada no site Manutenção&Suprimentos falando sobre o Alpinismo Industrial, e logo depois coloca uma lista de Empresas que ministram os cursos. 

"Os trabalhos nas plataformas de petróleo são arriscados, por isso, cuidados e profissionalismo são imprescindíveis. Dentre as exigências, mesmo para quem trabalha temporariamente na Inspeção e Manutenção, destaca-se o curso de Alpinismo Industrial, que envolve treinamentos em sistemas de acesso por cordas.

“Como as estruturas das plataformas são imensas, precisamos escalá-las e descer de corda para a inspeção, no meu caso. Também temos os pintores-alpinistas que executam o trabalho”, conta Rogério da Silva Granja, um dos assistentes técnicos da WEG presentes no curso realizado pela Alpitec em Petrópolis/RJ.

A WEG fornece as tintas e realiza trabalhos de inspeção de pintura em montagem e manutenção em algumas das plataformas da Petrobras que estão ancoradas em estaleiros no Rio de Janeiro, para reformas. Os treinamentos em sistemas de acesso por cordas proporcionam aos alunos o perfeito conhecimento e entendimento das técnicas de Alpinismo Industrial e resgate em locais de difícil acesso.

Divididos em três níveis, envolvem aulas de ascensões, descensões, transferência curta de cordas, transferência longa de cordas, deslocamentos em escadas, deslocamentos em linhas de vida, aid climbing, desvios, Re-Belays, e todos os tipos de resgate possíveis, além de avaliação de risco.

As aulas são ministradas de acordo com a legislação básica NR 18 e normas Petrobras; os profissionais são certificados pela Irata Guidelines International (Industrial Rope Access Trade Association), iniciativa de empresas envolvidas com as técnicas para proporcionar um ambiente de trabalho seguro para as indústrias. A Alpitec é a entidade que representa a Irata no Brasil.

No primeiro nível, o técnico de acesso é capaz de executar uma escala limitada de tarefas; já para ser certificado no segundo nível, são exigidas no mínimo 1000 horas de experiência em serviços suspensos. A certificação de nível 3, além de exigir um mínimo de 2000 horas de experiência, aprimora técnicas de acesso e resgate avançado e ainda habilita o profissional a atuar como supervisor de equipe."

Listagem dos cursos

• POTLIFE
CAPA

Destes cursos listados acima, sei que o Alpitec é tido com um dos melhores, e o Potlife também disseram que era muito bom, em relação aos outros, não sei dizer, apenas achei na internet. De qualquer forma, clique e entre no site de cada uma e entre em contato, para assim ter informações mais detalhadas. 

Espero te-los ajudado.




2 comentários:

Unknown 26 de abril de 2011 às 21:33  

pow ajudou bastante brother! abraço!

Anônimo,  7 de setembro de 2011 às 13:16  

Existe o Centro de Treinamento SEABRA TECH ROPE, membro Irata. Estamos em Campos dos Goytacazes. Visite o site: www.seabratech.com.br , para maiores informações.

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.