Importância do FIN na Indústria do Petróleo - Um caso real e a informação sigilosa na indústria.
Boa Noite Tecnopeguianos,
Quem é que nunca se perguntou isso? Porque as pessoas muitas vezes guardam para si determinadas informações, vagas e até mesmo a empresa que ela trabalha? Porque as vezes um colega seu de faculdade trabalha numa multinacional e ele nem fala nada?
Acredito que essa é uma dúvida de muitos que estão tentando entrar no mercado de petróleo e gás.
Essa semana tive a certeza porque muitas vezes isso acontece. Um grande amigo, formado em Tecnólogo em Petróleo e Gás e atualmente cursando Engenharia de Petróleo, foi contratado por um grande multinacional da área. Fiquei muito feliz por ele e também por todos os Tecnólogos e Engenheiros de Petróleo, que muitas vezes falam da falta de oportunidades na área. Ele é um grande exemplo da "teoria" que comentei para entrar no mercado de petróleo e gás: O FIN (Foco, Ingles e Networking).
Muitos podem pensar que ele é inglês fluente para poder ter conseguido, não é? NÃO, como ele mesmo disse, o próprio gerente afirmou que o seu inglês era deficiente mas se interessou pois ele dominava a área que queria atuar, justamente pois este era o sonho dele desde que ele começou o curso de Tecnólogo em PeG, entrar nessa área específica , ou seja, ele teve foco e esse foco o levou a saber o que realmente queria e procurou ser o melhor naquilo.
E uma coisa levou a outra, devido ao seu empenho na faculdade, seu conhecimento pela área, conheceu uma contato da faculdade que POR CAUSA da sua competência em sala de aula, resolveu indicá-lo para a empresa que ela trabalhava, mas isso não foi da noite pro dia, segundo ele, esse contato até a indicação demorou 1 ano mais ou menos.
Lendo essa história, mostra justamente aquilo que falei: Vimos que com foco e determinação chegamos onde queremos e com isso a oportunidade vem através de um bom contato, e que essa oportunidade não vem por "petição" e sim é um relação onde ele mostrou-se competente através dos meses que se passaram em sala de aula, até que ela resolveu indicá-lo. E mesmo sendo uma multinacional, o seu conhecimento técnico conseguiu superar a sua deficiência no inglês.
Por ser um grande amigo e tratar de uma vitória pessoal dele, o convidei para dar uma entrevista para o blog, na coluna "Casos de Sucesso" onde peço que pessoas que conseguiram a tão sonhada oportunidade na indústria, contem um pouco da sua trajetória, foi quanto tive a surpresa e confirmei aquilo que abordei no começo do artigo: "Ele estava proibido de ficar se expondo!" Isso mesmo, como ele mesmo disse, assinou diversos papéis alegando que resguardaria o nome da empresa e não ficaria expondo informações importantes como Cargos, estrutura da empresa e etc.
Visite também:
PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você.
www.petroleovagas.blogspot.com
PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com
"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)
0 comentários:
Postar um comentário