[Fechar]

banner

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Como ser contratado por uma das melhores

Segue abaixo, matéria muito interessante que eu vi na Revista Época de Agosto/2008.

Especialistas em Recursos humanos dizem o que faz a diferença na hora das entrevistas.

1. Defina as empresas nas quais você gostaria de trabalhar
Não adianta sair disparando currículos sem critéiro nenhum. Quem faz isso acaba sendo chamado para trabalhar numa empresa que nada tem a ver com seu perfil profissional. É melhor fazer uma lista com os nomes das empresas que se encaixam em seu perfil profissional - e dar os tiros certos.

2. Contenha-se no curriculo
Um recrutador típico gasta 40 segundos para guardar ou jogar fora um currículo. Por isso, seu currículo deve ter, no máximo, duas páginas. Destaque as principais atividades que desenvolveu e os resultados obtidos. Detalhes como experiência profissional no exterior e participação num projeto importante contam pontos.

3. Vire um contador de histórias
Todas as histórias profissionais têm altos e baixos. É importante que você saiba apresentar sua vida profissional como um caminho coerente. O que você viveu conta pontos. Como você se transformou conta mais.

4. Tenha bons modos
Parece óbvio, mas faz muita diferença. Paciência, tranquilidade, educação ao tratar os outros impressionam posistivamente. Em igualdade de condições, o comportamento é um fator decisivo na contratação. Demonstrar vontade de aprender é crucial.

5. Seja curioso
Na hora da entrevista, faça perguntas sobre a empresa. Não esqueça que não é só o entrevistador quem avalia. Você também está analisando a empresa.

6. Explicite seus valores pessoais
As empresas têm uma preocupação especial em saber se já compatibilidade entre seus valores e os de seus funcionários. A preocupação com o equilibrio entre o trabalho e vida pessoal e a dedicação a algum tipo de trabalho social costumam ser vistas com simpatia.

7. Não exagere
Não tente impressionar com conhecimentos que você não domina - mas também não sabote a si mesmo. Nessas horas, é melhor ser autêntico e sincero. Candidatos que são flagrados mentindo são descartados na hora.

8. Turbine seus conhecimentos
Faça uma especialização. Mas cuidado para não investir tempo e dinheiro em escolas ou cursos que pouco tenham a ver com seus planos. As empresas valorizam currículos que apresentam nomes de instituições que são referência.

9. Faça pesquisa criativa
Não dá pra ir a uma entrevista sem conhecer bem a empresa. É preciso visitar o site da organização, conhecer seus produtos, estudar o mercado em que ela atua e saber quais são seus concorrentes. A maioria dos candidatos à vaga fará isso. Então como se destacar? Saiba mais. Faça uma pesquisa melhor que a dos outros. Fale com clientes, tenha idéias para produtos. Lembre-se: você quer trabalhar lá, não quer? Então, comece trabalhando.

10. Ajuda conhecer alguém
Ter uma boa rede de contatos é meio caminho para conquistar a vaga. Boa parte das 100 Melhores Empresas estimula seus funcionários a indicar pessoas para trabalhar. Poucas divulgam suas vagas para o mercado ou em anúncios em jornais. Portanto, saida da toca, frequente congresso e feiras, faça novas amizades, troque cartões, telefone para os amigos.


Espero ter ajudado a todos com estar reportagem. Bom proveito!

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

  ©Template by Dicas Blogger.