[Fechar]

banner

terça-feira, 28 de junho de 2011

Rádio TECNOPEG - Oportunidades Offshore

Boa Noite Tecnopeguianos,

Mais uma empresa nos procurou pra divulgar suas vagas. Sao vagas para a área Offshore. Segue abaixo o anúncio! 

Estamos recrutando para cliente de grande porte atuante no ramo de P&G e com base na cidade de Macaé/RJ:

ENGENHEIRO SUBSEA. Formação em Engenharia. Inglês fluente. Experiência com instalação, monitoramento, manutenção e reparo do BOP, sistemas de controle e suporte, componentes hidráulicos e mecânicos e componentes de sistemas de suportte/ interface.

2 OFICIAL DE NÁUTICA. Desejável experiência mínima na função. Empresa oferece grande oportunidade de crescimento. Trabalho em plataforma, escala 14X14. Não é necessário ter DP, pois a embarcação não é DP.

BCO. Formação em Ciências Náuticas. Necessária licença de Operador de Controle de Lastro [em conformidade com o disposto na Res IMO A-891 (21)] (Enviar cópia do certificado em anexo). Inglês intermediário.

- Interessados deverão encaminhar CV informando pretensão salarial e com o nome da vaga no campo "assunto" para: vagas@rbrecursoshumanos.com.br

Read more...

sexta-feira, 24 de junho de 2011

TECNÓLOGOS E CURSOS DE CAPACTAÇÃO.


Por acaso, surfando na internet, me deparei com um excelente podcast, na CBN, do renomado consultor corporativo e presença constante nas TV’s, Max Geringher. O áudio está neste link:  http://www.soutecnologo.com.br/?m=201106

E tem outro, dele, muito bom aqui:

http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/max-gehringer/2008/04/29/CURSO-DE-TECNOLOGO-NAO-TEM-O-MESMO-PESO-QUE-UM-CURSO-SUPERIOR-NO-MERCADO-DE-TRABALHO.htm

Fiquei feliz por ter ouvido e saber que um renomado consultor tem a mesma impressão que eu tenho. Passei a prestar atenção na situação dos tecnólogos desde que pus dois integrantes de minha pequena equipe, na empresa em que trabalho, a fazer o curso de tecnólogo em petróleo e gas, já concluído. Eles me falavam dna empresa, um como projetista e a outra como técnico em instrumentação, neste caso, incentivei esta formação, para que eles tivessem uma formação profissional específica da indústria e agregar valor, ainda mais, as suas profissões. Não que o curso de tecnólogo seja um “tapa-buraco”, longe disto, mas, o caso dos funcionários era excepcional.

Eu, quando lancei o curso de operador de estação de produção de petróleo e gas, tinha em mente, justamente, o que o Max diz no podcast. Se aos tecnólogos são negados, ou tornam-se difícil, mostrar seu valor como profissional de tecnologia, porque não descobrir um “atalho”, com atividades paralelas, a fim de atingir o real objetivo? Exemplifico abaixo.

Lembra-se da técnica de instrumentação citada acima? Pois, ela, antes do curso, tinha dificuldade de entender o jargão do pessoal de petróleo da empresa e não entendia o que eles queriam que ela fizesse na instrumentação do sistema de levantamento artificial desenvolvido lá mesmo. Depois do curso, ela domina tanto a matéria que passou a coordenar algumas atividades. Viram? Antes ela somente aceitava e não sugeria nada, agora, dá as ordens! E o projetista? Fazia desenhos de intervenções nas colunas dos poços como pediam para fazer, hoje, é só dizer qual é a necessidade que ele desenvolve todo o projeto!

Para os estudantes e já formados em tecnologia do petróleo, que não tem a chance dos meus colegas acima (notem que antes eram integrantes da equipe, agora, são colegas!), a saída, a meu ver, seriam os cursos de capacitação. Pode ser na área que você mais se identifica. Plataformista para quem gostaria de trabalhar em sondas, operadores de estação, para quem quer trabalhar na produção (atenção meninas! Esta é a melhor escolha para vocês por não ter distinção de sexo).

Vamos exemplificar novamente! Você está trabalhando como homem de área numa sonda, está para ser instalado um packer, você, conhecedor da operação, do equipamento e da rotina, por ter estudado isto, se antecipa e prepara a ferramenta certa, antes que o sondador te mande fazer e, assim, vai mostrando que sabe muito além, da sua ocupação momentânea, sendo mais fácil galgar cargos de maiores responsabilidades. Este é somente um exemplo simples, mas, pensem sobre!

Vamos ao exemplo do tecnólogo como operador de estação de produção. Suponhamos que o poço mude o regime de produção, ocorrência muito comum, o tecnólogo recebeu conhecimentos suficientes para sugerir, como operador ainda, uma abertura da válvula BIN diferente e que se adapte, perfeitamente, ao novo regime de produção do poço, chamando a atenção, positivamente, dos seus superiores e abrindo caminho para posições de maiores responsabilidades e, assim, evoluindo até chegar à posição finalmente desejada.

Vejam se não é isso que o Victor Alves, criador e dono deste espaço, está fazendo? Mas, vamos deixar que ele próprio nos conte.
 
Espero que tenha me feito entender! Aguardo vossos comentários. 

Abraços a todos!

Luiz Henrique Souza
Consultor Sênior de Óleo&Gás
luizhenrique_99@yahoo.com



Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!


Visite também:


PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

Read more...

sexta-feira, 17 de junho de 2011

CHAMADA DE TRABALHOS - III Students Paper Contest

A DATA LIMITE DE ENVIO DE RESUMOS FOI ANTECIPADA!
Em nosso site oficial está a data antiga, mas será atualizado o mais breve possível!

Não perca tempo!




Gostou do TecnoPeG? Indique! Clique aqui!



Visite também:



PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com


PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo

www.petroleonet.ning.com


Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg

Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas


"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

Read more...

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Rádio TECNOPEG - HR Hunter seleciona Gestor de Projetos e Engenheiro Mecânico/Químico.

Boa Noite Tecnopeguianos,

A HR Hunter, no qual o Tecnopeg ajuda na divulgação, está com mais 2 boas oportunidades. Segue abaixo a descrição de cada uma. 

Read more...

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Rádio TECNOPEG - White Martins está contratando para diversas posições.

Boa Noite Tecnopeguianos!

A White Martins, uma das líderes mundiais no fornecimento de Gases Industriais está contratando para diversas posições, entre Engenheiros e Projetistas, para nível Pleno e Sênior. 

É uma excelente oportunidade de ingressar numa grande empresa no setor.

Segue abaixo a descrição das vagas.

Interessados devem enviar o Currículo com pretensão salarial para: carla_fritsch@praxair.com

Read more...

sábado, 11 de junho de 2011

Rádio TECNOPEG - Radix contrata Estagiários, Engenheiros e Projetistas.

Boa Tarde Tecnopeguianos!

A Radix Engenharia, crescente empresa de Engenharia e Tecnologia genuinamente brasileira, está contratando bastante! Em seu twitter (http://twitter.com/RadixEng) ela tem sempre divulgado as vagas, além de já ter saído em diversos veículos de comunicação. 

No Portal G1, saiu uma matéria com o título: Radix seleciona para 40 vagas de estagiários, engenheiros e projetistas. No qual eu reproduzo a seguir. 

Read more...

Rádio TECNOPEG - Vagas recrutadas pela ICN Assessoria.

Boa Tarde Tecnopeguianos,

Desculpem a ausência nas postagens, mas essa semana comecei a auto-escola, e estou o dia inteiro nelas, juntando com a reta final do curso, estou pirando sem tempo. Mas nao abandonei o TECNOPEG!

A ICN Assessoria mandou mais vaga para nós! Confiram a seguir! 

Read more...

domingo, 5 de junho de 2011

Capítulo SPE/UFRJ - Estágios

Olá tecnopeguianos!


O Capítulo de Estudantes SPE/UFRJ escolheu como tema de hoje um assunto que preocupa muitos de nós, estudantes: como de destacar em seu estágio? vamos apresentar algumas dicas simples e muitas vezes óbvias, mas que precisam estar todo o tempo em foco. Tudo o que for escrito aqui vem de dicas e comentários de alunos e nossos amigos sobre suas rotinas nas empresas em que estagiam.

Read more...

sábado, 4 de junho de 2011

Dica TECNOPEG - Curso de Operação de Estação de Petróleo e Gás Natural.

PARA TECNÓLOGOS DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL

1.    O CURSO
 
O Curso de Operador de Estações de Petróleo e Gás Natural tem por objetivo capacitar TECNOLOGOS em uma profissão, desejada pelas empresas, para atuarem nas operações de estações de coleta, tratamento, estocagem, carregamento e encaminhamento da produção por oleoduto/gasoduto.
O Curso é ministrado em 08 (oito) módulos. Através dos quais os alunos serão instruídos em todas as etapas desde a cabeça do poço ate o destino final da produção.  Ao término de cada módulo o aluno será avaliado através de uma prova e, somente, avançará a outros módulos se tiver, ao menos, média OITO nas provas.
2.    Material Oferecido.

Didático (Apostila); Certificado de Conclusão; Consultoria on-line;
3.    Didática do Curso: 


Aulas expositivas com uso de Datashow multimídia, vídeos, internet, exercícios, prática em sala de aula e visita técnica.

4.    Público Alvo 


5.    Atribuições do Operador de Estação de Tratamento 

Atuar nas operações de produção, medição fiscal, estocagem e transferência de petróleo e gás natural a partir de seu estado bruto até as condições mínimas exigidas e necessárias aos padrões e normas da indústria. 

6.    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO 1: Estudo de Produção do Petróleo e Gás Natural.
·         Dia 1 - Introdução.
·         Dia 1 - Tipos de Facilidades de Produção.
·         Dia 2 - Propriedades dos Fluidos.
·         Dia 3 - Escolhendo um Processo.
·         Dias 4 e 5 - Equipamentos Usados: Tubulações, vaso separador, tratadores de óleo, desidratadores de gás, o Tubo Vortex, tanques e dutos.

MÓDULO 2: Estações On-Shore, Estações Off-Shore e Embarcações de Produção (FPSO, FPO, FSU).
·         Dia 6 - Tipos.
·         Dias 7 e 8 - Os Diferentes Processos.
·         Dia 9 - Loading
·         Dia 10 - Offloading
.
MÓDULO 3: Medição de Volumes de Fluidos e Gás Natural. Medição Fiscal para a ANP:
·         Dia 11 - Introdução.
·         Dia 12 - Vasos,
·         Dia 12 - Tanques,
·         Dia 13 - Trechos-Retos de Medição de Gás.
·         Dias 14 e 15 - Analisador de BSW.
·         Dia 15 - Analise de Cases.

MÓDULO 4: Controle: Instrumentação Industrial, Automação.  Interpretação de Fluxograma.
Controlando do Processo.
·         Dia 16 - Tipos de controladores.
·                                 Dias 17 - Operação de uma Válvula de Controle, Controle de Pressão, Controle de Nível, Controle de   Temperatura, Controle de Fluxo.
·                                Dia 18 - Fluxograma.

Configuração Básica do Sistema

·                              Dia 18 - Cabeça de Poço e Manifold, Separação, Tratamento de Óleo, Lease, Transferência.
·                              Dias 19 e 20 - Custódia Automática, Bombas, Tratamento de Água, Compressores, Desidratadores de Gás, Teste de Poço, Sistemas de Levantamento Artificial (Gás Lift, BPZ, BCP, BCS, Bombeio Mecânico). 

·      Dia 20 - Analise de Cases.

MÓDULO 5: SMS – Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde.
·         Dia 21 - DDS (dialogo diário de segurança).
·         Dia 22 - HAZOP (HAZARD AND OPERABILITY).
·         Dia 23 - APP (analise preliminar de risco).
·         Dia 24 - Emissão de PT (Permissão de Trabalho).
·         Dia 25 - Troca de Turnos.
·         Dia 26 - Segurança para as empreiteiras.
·         Dia 27 - Analise de Cases.

MÓDULO 6: Exploração e Produção de Petróleo e Gás. Origem da Produção.
·         Dias 28 e 29 - On-Shore.
·         Dias 30, 31 e 32 - Off-Shore.

MÓDULO 7: Processamento de Gás Natural e Refino de Petróleo. Destino da Produção.
·         Dias 33, 34 - Refinaria.
·         Dias 35, 36 e 37 - Estações de Tratamento e Distribuição de Gás Natural.

MÓDULO 8: Tratamento de Água e Efluentes.

ÁGUA PRODUZIDA, SISTEMAS DE TRATAMENTO.
Introdução.
Qualidade da Água Efluente.
Teoria. 

            Dia 38 - Separação por Gravidade, Dispersão, Coalescência.

Equipamento de Tratamento. 

            Dia 39 - Tanques ou Vasos Coletores de Espuma, Placas Coalescentes, Coletor de Espuma/Coalescentes, Precipitadores/Filtros, Packs SP, Unidades de Flotação, Acumulação dos Dejetos, Acumulação da Espuma. 

            Dia 40 - VISITAS A ESTAÇÕES DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL.

            Dia 41 - PROVA FINAL.

7.  DURAÇÃO DO CURSO, COORDENADOR E INSTRUTOR: 
A duração é de dois meses com aulas diárias, para turmas matutinas: de segunda a sexta, de 8:00 as 12:00 h diurno, para turmas vespertinas: de 13:00 as 17:00 h e para turmas noturnas: de 18:00 as 22:00 h, na sede do curso.
Haverá, também, turmas aos fins de semana com 08 aulas nos sábados e 4 aulas nos domingos.

Instrutor: LUIZ HENRIQUE SOUZA
28 anos de experiência em coordenação de projeto, construções e montagens de estações de produção de petróleo e gás natural.
Trabalhou na Petrobras, Shell Overseas-USA Wood Group-UK (www.woodgroup.com) e atualmente na ENGEPET-BR (www.engepet.com).

8. INVESTIMENTO.
- O valor total do curso é de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais).

9. REQUISITOS PARA MATRÍCULA
- Preenchimento do formulário de Requerimento de Matrícula na sede do Curso (endereço abaixo).
- Comprovante de estar cursando ou concluído o curso superior em Tecnologia de Petróleo e Gás.
- Fotocópia da identidade.
- Comprovante do pagamento da primeira, de três pagamentos, no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).

OBS: 1º pagamento (R$ 500,00) – No ato da inscrição, 2º(R$ 500,00) no primeiro dia do mês subsequente, 3º (R$ 500,00) na retirada do certificado.

Para informações:




Visite também:
PETRÓLEO VAGAS, onde sua vaga na Indústria de Petróleo está esperando por você. www.petroleovagas.blogspot.com

PETRÓLEO E GÁS NETWORKING, a Rede Social do Estudante e Profissional da Indústria do Petróleo
www.petroleonet.ning.com

Twitter TECNOPEG: www.twitter.com/tecnopeg
Twitter PETROLEO_VAGAS: www.twitter.com/Petroleo_Vagas

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipense 4:13)

Read more...
Blog Widget by LinkWithin

TECNOPEGUIANOS

Arquivo do blog

De onde nos visitam

Diretórios

Tire sua Dúvida

  ©Template by Dicas Blogger.